A estilista Valéria Mansur, de Belo
Horizonte, foi a vencedora da 9ª edição do Ready to Go – Investindo no
futuro da moda, concurso que premia novos talentos da moda mineira. Nesta
quarta-feira, 5 de outubro, durante o Minas Trend, no Expominas, na capital
mineira, ela recebeu o certificado das mãos do presidente do Sindicato das
Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), Luciano
Araújo, e terá um estande individual na próxima edição do evento. A
sustentabilidade socioambiental foi um dos critérios destacados na análise das
marcas.
O uso de fibras naturais de fábricas
brasileiras marca a produção de Mansur. “As peças, simples e minimalistas,
valorizam a riqueza dessas fibras”, conta a estilista. A coleção da premiada
está exposta em um estande coletivo do Sindivest-MG, com marcas selecionadas
pelo TS Studio, realizador do concurso. Esta edição do Ready to Goelencou
também a Tiê Moda Sustentável e Denise Valadares, em segundo e terceiros
lugares, respectivamente. Além delas, participam do espaço do Sindicato as
marcas Ana França, Candê, Gabriella Diniz, Le Beau, Manda & Nalú, Silvia
& Co, Sua, Uplen e Caniglia.
Araújo explicou que a seleção apresenta
o melhor dos novos valores da moda mineira. “Queremos dar oportunidade ao
empreendedorismo e à criatividade. Abrigamos no espaço do Sindivest-MG o que há
de melhor, de mais inovador e sustentável”, conta o presidente do Sindicato.
Ele homenageou o esforço do ex-presidente do Sindivest-MG, Michel Aburachid,
falecido em junho deste ano, para a realização do Ready to Go e
a valorização dos talentos do estado.
Também participou da premiação a
blogueira Chiara Gadaleta, do blog Ser Sustentável com Estilo. Ela ressaltou o
papel da moda na disseminação de mensagens de sustentabilidade. “As marcas
participantes do Ready to Go tiveram a preocupação de se mostrarem
responsáveis social e ambientalmente”, destacou.
Desde seu início, há quatro anos, o
objetivo do concurso é identificar, capacitar e divulgar novos talentos com
potencial, destacando o trabalho dos jovens designers e suas marcas. O processo
para conquistar espaço no coletivo começa por uma seleção feita por Tereza
Santos, diretora do TS Studio, ao longo do semestre. Em seguida, as escolhidas
passam por uma consultoria da empresa nas áreas de produtos, tendência e
gestão.
O concurso já revelou marcas como Lucas
Magalhães, que faz parte do grupo Nohda, e a Llas, que já mostrou coleções no
SPFW, além de outros nomes que vêm se destacando no mercado, entre elas a Anne
est Folle, a Jardin, a Grama, a Unit 7.
“O diferencial é que ele não só lança e
divulga novos talentos, mas garante o caminho da profissionalização. E esse
caminho do sucesso não é só dos premiados. Temos hoje várias marcas dessa nova
geração, que estão seguindo trajetórias brilhantes, como a Thays Temponi,
Virgílio Couture e a Ammis”, afirma Tereza Santos.
O projeto conta com apoio da Salamandra
Comunicação e da 221 Consultoria.