04 de Agosto
Colômbia Moda: expectativa de novos negócios para empresários mineiros
Empresários mineiros querem maior participação no mercado têxtil colombiano, que movimenta quase US$ 7 bilhões ao ano e tem um crescimento anual
estimado em 5,2% até 2020. Roupas e tecidos brasileiros podem ser vendidos ao país com desgravação tarifária de até 100% e as empresas querem aproveitar
as oportunidades de negócios proporcionadas pelo acordo comercial entre Brasil
e Colômbia.
A delegação brasileira no Colombiamoda contou com a participação de nove estados - Distrito Federal,
Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo
e Santa Catarina. Minas levou seis empresas: Drazzo,
Aramez, Kowros, Sol e Ondas, Brilho do Sol e a Levfort.
Os empresários
participaram de rodadas de negócios e visitaram uma fábrica que produz para
marcas internacionais como Ralph Lauren e Champion e a Êxito, uma das maiores
cadeias de lojas e supermercados da Colômbia.
A missão teve o apoio da Federação
das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio do seu Centro
Internacional de Negócios de Minas Gerais (CIN-MG), e é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e
da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), com apoio
da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos-Apex-Brasil.
COLOMBIAMODA
O evento é a principal mostra de produtos e
equipamentos para confecções na Colômbia. A feira é realizada anualmente em
Medellín e está dividida nos setores de moda: infantil, casa, formal casual,
bijuteria, jeans, calçados e artigos em couro, íntima, praia e esportiva
(fitness). No ano passado, a feira recebeu quase 61 mil pessoas e 14 mil
compradores estrangeiros.