PRIMAVERA - VERÃO 2017

Essência

06 de Abril

Moda brasileira para exportação – Visitantes internacionais revelam impressões do Minas Trend

A 18ª edição do Minas Trend contou com a participação de 22 visitantes estrangeiros que vieram prestigiar o maior salão de negócios do setor da moda e um dos mais importantes eventos do segmento na América Latina. A parceria entre a FIEMG, através do seu Centro Internacional de Negócios, junto à Confederação Nacional da Indústria, Rede CIN, Apex-Brasil e ABIT viabilizou a presença dos compradores e jornalistas internacionais, com o objetivo de fomentar as exportações e projetar a indústria mineira e nacional no cenário internacional da moda, promovendo seus produtos e marcas.    

Ao longo dessa semana, o grupo composto por 06 jornalistas e 16 compradores internacionais provenientes de 17 países acompanhou as apresentações das coleções Verão 2017 na passarela e Salão de Negócios do evento, que reúne mais de 200 marcas de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, bijuterias e joias. A programação incluiu encontros e seminários com representantes das instituições apoiadoras e marcas participantes do Minas Trend, além de visitas a fábricas locais.   

A alemã Christina Knoll se diz impressionada com a organização e estrutura do evento, e revelou surpresa com o mix de marcas e produtos do Salão de Negócios: “Vi produtos de boa qualidade, com uso de materiais peculiares e preciosos trabalhos artesanais, além de um design apurado, que revela um frescor criativo, que foge do habitual”, afirma a compradora.    

Para Andrea e Milena Bakulic, representantes de um grupo chileno, o formato que une passarela e rodada de negócios, onde os produtos estão à disposição do comprador, é uma vantagem em relação às semanas de moda nacionais: “O salão reúne marcas muito boas, com produtos interessantes e de qualidade”, garantem. “Essa visita nos fez considerar a possibilidade de ampliar nosso leque de produtos importados do país, hoje concentrado em beachwear, para incluir também a moda casual, que superou nossas expectativas”.    

Também em sua primeira visita, a compradora suíça Cristina Graber, que acompanha a indústria de moda brasileira há 20 anos, teve boa impressão tanto em relação à estrutura quanto ao mix de marcas do evento. “O produto de moda brasileiro tem um design bonito e evoluiu muito em qualidade nas últimas décadas”, afirma, “agora talvez seja o momento de enxugar custos para se tornar competitivo no mercado internacional”.    

Profissional experiente no ramo, Cristina aconselha aos fabricantes que desejam ampliar vendas pelo mundo que negociem matérias primas e estudem os padrões de cada mercado que desejam alcançar em relação a tamanhos, processos produtivos e tratamentos admitidos, além de adequação aos prazos e frequência nos negócios. “A exportação tem uma linguagem própria, que exige boa orientação técnica e investimento em infraestrutura, divulgação e na relação de fidelidade entre o produtor e o cliente”, explica.     

“A moda brasileira tem design forte, diferencial e qualidade, agora precisa desenvolver uma cultura de exportação: é preciso estar informado, pois no momento em que se perde a direção ou a visão ampla do cenário e objetivos, corre-se o risco de se ficar à deriva ou não aguentar a pressão”, conclui Cristina.    

Entre o grupo de jornalistas internacionais, Sandra Gato, editora da Elle em Portugal, também revelou uma boa primeira impressão do Minas Trend. “O evento conta com uma estrutura e equipe facilitadora, boa seleção de marcas e profissionais atenciosos, que prezam pelo bom atendimento”, afirma. “Também em termos de moda, vai além das expectativas, com produtos sofisticados, acabamentos bem feitos e ricos trabalhos, com grande atenção aos detalhes”.    

Sandra ressalta ainda a importância desse intercâmbio internacional: “Portugal tem uma relação próxima com o Brasil e, mesmo assim, por vezes, não chega até nós o que se produz aqui além da moda praia, mundialmente conhecida, porém tive a oportunidade de ampliar esse olhar e verificar uma produção ao mesmo tempo descontraída e sofisticada, com boa qualidade”.    

Desde a primeira edição do Minas Trend mais de 200 compradores e 120 jornalistas internacionais já participaram da semana de moda mineira.

Fotos: Sebastião Jacinto Junior

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