06 de Abril
Moda brasileira para exportação – Visitantes internacionais revelam impressões do Minas Trend
A 18ª edição do Minas
Trend contou com a participação de 22 visitantes estrangeiros que vieram
prestigiar o maior salão de negócios do setor da moda e um dos mais importantes
eventos do segmento na América Latina. A parceria entre a FIEMG, através do seu Centro Internacional de
Negócios, junto à Confederação Nacional da Indústria,
Rede CIN, Apex-Brasil e ABIT viabilizou a presença dos compradores e jornalistas internacionais, com o objetivo
de fomentar as exportações e projetar a indústria mineira e nacional no cenário
internacional da moda, promovendo seus produtos e marcas.
Ao longo dessa semana, o grupo composto por 06
jornalistas e 16 compradores internacionais provenientes de 17 países acompanhou as apresentações das coleções
Verão 2017 na passarela e Salão de Negócios do evento, que reúne
mais de 200 marcas de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, bijuterias e
joias. A programação incluiu encontros e seminários com
representantes das instituições apoiadoras e marcas participantes do Minas
Trend, além de visitas a fábricas locais.
A alemã Christina Knoll se diz impressionada com a organização e
estrutura do evento, e revelou surpresa com o mix de marcas e produtos do Salão
de Negócios: “Vi produtos de boa qualidade, com uso de materiais peculiares e
preciosos trabalhos artesanais, além de um design apurado, que revela um
frescor criativo, que foge do habitual”, afirma a compradora.
Para Andrea e Milena Bakulic, representantes de um grupo chileno, o
formato que une passarela e rodada de negócios, onde os produtos estão à
disposição do comprador, é uma vantagem em relação às semanas de moda
nacionais: “O salão reúne marcas muito boas, com produtos interessantes e de
qualidade”, garantem. “Essa visita nos fez considerar a possibilidade de
ampliar nosso leque de produtos importados do país, hoje concentrado em
beachwear, para incluir também a moda casual, que superou nossas expectativas”.
Também em sua primeira visita, a compradora suíça Cristina Graber, que
acompanha a indústria de moda brasileira há 20 anos, teve boa impressão tanto
em relação à estrutura quanto ao mix de marcas do evento. “O produto de moda
brasileiro tem um design bonito e evoluiu muito em qualidade nas últimas
décadas”, afirma, “agora talvez seja o momento de enxugar custos para se tornar
competitivo no mercado internacional”.
Profissional experiente no ramo, Cristina aconselha aos fabricantes que
desejam ampliar vendas pelo mundo que negociem matérias primas e estudem os
padrões de cada mercado que desejam alcançar em relação a tamanhos, processos produtivos
e tratamentos admitidos, além de adequação aos prazos e frequência nos
negócios. “A exportação tem uma linguagem própria, que exige boa orientação
técnica e investimento em infraestrutura, divulgação e na relação de fidelidade
entre o produtor e o cliente”, explica.
“A moda brasileira tem design forte, diferencial e qualidade, agora
precisa desenvolver uma cultura de exportação: é preciso estar informado, pois
no momento em que se perde a direção ou a visão ampla do cenário e objetivos,
corre-se o risco de se ficar à deriva ou não aguentar a pressão”, conclui
Cristina.
Entre o grupo de jornalistas internacionais, Sandra Gato, editora da
Elle em Portugal, também revelou uma boa primeira impressão do Minas Trend. “O
evento conta com uma estrutura e equipe facilitadora, boa seleção de marcas e
profissionais atenciosos, que prezam pelo bom atendimento”, afirma. “Também em termos
de moda, vai além das expectativas, com produtos sofisticados, acabamentos bem
feitos e ricos trabalhos, com grande atenção aos detalhes”.
Sandra ressalta ainda a importância desse intercâmbio internacional: “Portugal
tem uma relação próxima com o Brasil e, mesmo assim, por vezes, não chega até
nós o que se produz aqui além da moda praia, mundialmente conhecida, porém tive
a oportunidade de ampliar esse olhar e verificar uma produção ao mesmo tempo
descontraída e sofisticada, com boa qualidade”.
Desde a primeira edição
do Minas Trend mais de 200 compradores e 120 jornalistas internacionais já participaram
da semana de moda mineira.
Fotos: Sebastião Jacinto Junior