PRIMAVERA - VERÃO 2017

Essência

21 de Outubro

Arte Sacra Coutture – Um Romance Imaginário para lidar com desafios do cotidiano

A cada edição do Minas Trend, circulam pelo evento um grande número de profissionais de imprensa. Jornalistas e editores de veículos especializados, que cultivam um olhar particular em relação à indústria fashion, ávidos por entender como a cadeia produtiva da moda se mantém e se reinventa temporada após temporada. Para ampliar as perspectivas, buscamos saber o que esses profissionais estão “garimpando” pelo Expominas.

 Durante a edição Outono/Inverno 2016, convidamos Yuko Suzuki, editora da revista World Fashion, a revelar o que mais chamou sua atenção na semana de moda mineira, um dos maiores eventos nacionais do setor. “Para mim, é interessante pesquisar como as marcas estão lidando, no dia a dia, com o cenário de crise e com as perspectivas de negócios para a estação”, contou a editora.

Para ilustrar o tema, Yuko visitou o Salão de Negócios do evento, onde se deparou com o estande da Arte Sacra Coutture, grife de moda festa das mineiras Carolina e Marcela Malloy. Sob o tema “Romance Imaginário”, as designers e empresárias criaram uma atmosfera teatral para a apresentação do seu Inverno 2016 durante o evento, com direito a bilheteiro, letreiro luminoso e até pipocas doces e comidinhas, que evocam um clima de matinée ou uma noite de ópera.

Já na entrada do espaço, o projeto cenográfico buscava envolver os visitantes em uma aura de mistério e expectativa, brincando com a imaginação do “espectador” e criando um prólogo para a coleção, inspirada em ícones do universo cênico, como as cortinas do teatro. Desenvolvida como o figurino de uma peça teatral a coleção faz um mix de drama e opulência, alternando ricos bordados com formas e recortes minimalistas.

 “O cuidado com a apresentação é uma forma de envolver o comprador e ao mesmo tempo comunicar o conceito da coleção”, revelam as diretoras criativas da marca, “mas nesta temporada também buscamos trabalhar com diferentes materiais e técnicas na construção das peças, a fim de tornar o custo final do produto atraente, sem prejuízo do estilo e identidade da marca”.

 Outra ação da marca envolvendo as t-shirts Arte Sacra / Twins, inspiradas no tema da temporada, convoca os clientes a revelarem nas redes sociais qual a cor do seu “Romance Imaginário”, e a história por trás da cortina do seu próprio espetáculo teatral, no qual o protagonista é o cotidiano.

 Para Yuko Suzuki, essa atenção aos detalhes – desde o desenvolvimento dos produtos até o conceito do estande – constitui um grande diferencial da grife no evento: “A marca encontrou soluções criativas para lidar com um momento delicado, atraindo a clientela e valorizando seus produtos e isso se reflete na recepção da coleção e, consequentemente, no volume de negócios em tempos de crise”, conclui.

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