A cada edição do Minas
Trend, circulam pelo evento um grande número de profissionais de imprensa.
Jornalistas e editores de veículos especializados, que cultivam um olhar particular
em relação à indústria fashion, ávidos por entender como a cadeia produtiva da
moda se mantém e se reinventa temporada após temporada. Para ampliar as
perspectivas, buscamos saber o que esses profissionais estão “garimpando” pelo
Expominas.
Durante a edição Outono/Inverno
2016, convidamos Yuko Suzuki, editora da revista World Fashion, a revelar o que
mais chamou sua atenção na semana de moda mineira, um dos maiores eventos
nacionais do setor. “Para mim, é interessante pesquisar como as marcas estão
lidando, no dia a dia, com o cenário de crise e com as perspectivas de negócios
para a estação”, contou a editora.
Para ilustrar o tema,
Yuko visitou o Salão de Negócios do evento, onde se deparou com o estande da
Arte Sacra Coutture, grife de moda festa das mineiras Carolina e Marcela
Malloy. Sob o tema “Romance Imaginário”, as designers e empresárias criaram uma
atmosfera teatral para a apresentação do seu Inverno 2016 durante o evento, com
direito a bilheteiro, letreiro luminoso e até pipocas doces e comidinhas, que
evocam um clima de matinée ou uma noite de ópera.
Já na entrada do
espaço, o projeto cenográfico buscava envolver os visitantes em uma aura de mistério
e expectativa, brincando com a imaginação do “espectador” e criando um prólogo
para a coleção, inspirada em ícones do universo cênico, como as cortinas do
teatro. Desenvolvida como o figurino de uma peça teatral a coleção faz um mix
de drama e opulência, alternando ricos bordados com formas e recortes
minimalistas.
“O cuidado com a
apresentação é uma forma de envolver o comprador e ao mesmo tempo comunicar o
conceito da coleção”, revelam as diretoras criativas da marca, “mas nesta
temporada também buscamos trabalhar com diferentes materiais e técnicas na
construção das peças, a fim de tornar o custo final do produto atraente, sem
prejuízo do estilo e identidade da marca”.
Outra ação da marca
envolvendo as t-shirts Arte Sacra / Twins, inspiradas no tema da temporada,
convoca os clientes a revelarem nas redes sociais qual a cor do seu “Romance
Imaginário”, e a história por trás da cortina do seu próprio espetáculo
teatral, no qual o protagonista é o cotidiano.
Para Yuko Suzuki, essa
atenção aos detalhes – desde o desenvolvimento dos produtos até o conceito do
estande – constitui um grande diferencial da grife no evento: “A marca
encontrou soluções criativas para lidar com um momento delicado, atraindo a
clientela e valorizando seus produtos e isso se reflete na recepção da coleção
e, consequentemente, no volume de negócios em tempos de crise”, conclui.