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11 de Maio

Projeto Identidade: resultados superam expectativas

Trabalho de posicionamento de mercado teve início em 2015 e contou com a participação de 29 empresas

Gratidão. Este foi o sentimento vivenciado ontem pelos donos de empresas participantes do Projeto Identidade, que teve sua conclusão no dia 09/05, na sede do SINDIJOIAS Ajomig.


“Sou muito grata por ter participado desse projeto e a todos os que se empenharam em nos ajudar”, disse Cláudia Santana Lima, da Cerra D’ouro. Ela entrou na segunda fase do projeto e viu uma grande mudança de visibilidade para a marca. “Foi incrível como a marca cresceu. Trabalhamos o designer e o nosso posicionamento. Como resultado, fizemos parte de um editorial da (revista) Vogue de Londres e um museu da Alemanha entrou em contato conosco para participar de uma mostra”, conta Cláudia.

Nesta última etapa, as empresas trabalharam o branding e o posicionamento de mercado. O processo contemplou inclusive a mudança das logomarcas, já que muitas, além de inadequadas não mais representavam o momento atual das empresas. Algumas tiveram também uma alteração no nome, como o caso da Claudia Marisguia Bijoux, que agora passa a se chamar Marisguia. “No processo de branding, foram estudados vários casos para o posicionamento da marca, inclusive a mudança do próprio nome”, conta Nívea Marisguia, uma das donas da empresa. “Já era uma vontade nossa de mudar, de dar uma modernizada. O nome Marisguia é um nome muito forte e conhecido do público. Mas ainda assim, não era uma coisa que podíamos fazer da noite pro dia, tinha que ser pensado, planejado e dentro de uma estratégia. Mas com o trabalho e a consultoria da Márcia, tivemos o respaldo e a certeza de que estávamos fazendo a coisa certa”, ela explica.

Nívea cita o trabalho de Márcia Croce, consultora do setor joalheiro, que acompanhou e monitorou junto às empresas todo o projeto, que se iniciou em 2015. Márcia ficou muito impressionada com os trabalhos apresentados e ressalta o comprometimento das empresas para um resultado tão positivo. “Foi um projeto grande e difícil, de reestruturação, que envolve uma mudança quase que radical para as empresas. Um novo modo de pensar, de agir, de mudar a cultura”, ela conta. “Espero que seja uma ferramenta para que possam crescer ainda mais. Eu fiquei muito feliz por ter feito parte desse projeto e aprendi muito também”, ela analisa.

O Projeto Identidade começou em 2015 e foi realizado em três etapas: A descoberta do DNA mineiro, analisando onde e em que contexto elas estão inseridas; a descoberta do DNA da empresa, de estudar o produto e o valor agregado; e o terceiro, o trabalho de branding e mercado.

Para Lázara Design, que está no projeto desde o início, a mudança foi radical, até pelo perfil de Lázara, dona da empresa que leva seu nome. Antes de ir para o design, ela se formou em economia e trabalhou no setor bancário por muitos anos. “Aprendi a desenvolver, criar, pesquisar e a planejar também. Não tem jeito de fazer uma coleção sem pensar na estratégia”, fala. Sobre a experiência, ela conta que o processo de mudança é contínuo, um dia de cada vez. “Minha empresa hoje é praticamente outra, mas é um passo a passo e o aprendizado é diário”, conclui.

Ao todo, 29 empresas participaram do projeto, realizado pelo Sindijoias Ajomig com o apoio do SEBRAE Minas e o IBB – Instituto By Brasil. Manuel Bernardes, presidente do SINDIJOIAS, faz um balanço de todo o projeto: “Foram três anos trabalhando a mudança de cultura das empresas, vivenciando dificuldades em momentos distintos. Foi preciso que todas elas devotassem energia no projeto e acreditassem nas mudanças. Uma mudança de identidade não é fácil, mas elas se empenharam e o resultado superou as expectativas”, analisa.


O próximo passo é trabalhar a questão digital das empresas. “Estamos passando por um momento de transformação digital, e a adequação dos processos para um mundo cada vez mais digitalizado é um caminho natural e sem volta”, conclui.  


Para saber mais sobre o Projeto:

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