PRIMAVERA - VERÃO 2019

Minas Trend - Primavera - Verão 2019

07 de Maio

Tecnologia e o futuro da indústria lado a lado no Minas Trend

Ações do SENAI-MG na 22ª edição do Minas Trend mostram que o futuro da moda está tanto no desenvolvimento de tecnologia para a indústria 4.0 quanto no talento de jovens recém formados para o setor. Conheça: 


Espelho Virtual

O SENAI-MG, em parceria com o SENAI CETIQT e o SENAI Modatec, levou para o Minas Trend um “Espelho Virtual”, equipamento que faz parte da planta modelo de confecção 4.0, onde o cliente se vê dentro da roupa que deseja adquirir e tem a possibilidade de personalizá-la. Tudo começa com a interação entre a pessoa e uma tela de realidade virtual e termina com o produto customizado de acordo com o gosto do cliente, inclusive a escolha de estampa e cores. 

O projeto marca a integração entre os espaços virtuais e físicos, ligando consumidor, produtos, máquinas, softwares, sistemas produtivos e a cadeia de suprimentos e distribuição. Nesse sistema, o cliente é o próprio designer. A Confecção 4.0 conta com o espelho virtual, que possui um sistema conectado a uma câmera para realizar o sensoriamento das medidas do cliente, que escolhe o tipo de produto desejado. 

O modelo também ajuda pessoas com dificuldades para encontrar roupas adequadas ao biótipo. Se necessário, o cliente pode ajustar manualmente o tamanho do produto e personalizar as estampas. Para finalizar, é possível inserir o nome ou assinatura do cliente no cós da calça, garantindo a exclusividade. 

O conceito de confecção 4.0 está associado à quarta revolução industrial que já está acontecendo. Espera-se que no futuro não haja estoque de insumos e produtos acabados – produzindo-se somente o que for vendido. Além disso, é um sistema sem pré ou pós tratamento do tecido, ou seja, sem uso de água no processo. 


SENAI Modatec

Calçados e bolsas feitos por alunos do SENAI Modatec, orientados pelas designers Marcela Lima (DIWO), Marcela Amorim e Marina Mourão (NUUSHOES) e Paula Oliveira (SENAI Modatec) estiveram expostos durante o Minas Trend.

O tema escolhido para inspiração dos alunos foi ‘Plantas do Cerrado’ e o resultado mostra a simplicidade e, ao mesmo tempo, a riqueza das plantas da região por meio de detalhes em couro onde foram utilizadas novas tecnologias que permitiram descobertas de materiais e texturas. 
 

Espaço Millennials 

O READY TO GO, maior concurso mineiro voltado para os talentos criativos do Estado, trouxe uma novidade para a 22ª edição do Minas Trend: o Espaço Milleniasl To Go, uma incubadora de designers recém formados, que contou com a participação de alunas do SENAI Modatec dos cursos de Aprendizagem Industrial em Confecção e Moda

Camila Amaral e Giuliana Marteleto desenvolveram uma coleção de roupas femininas utilizando jeans, com o tema copa do mundo, em parceria com a empresa CEDRO Têxtil e o apoio do SINDIVEST-MG

Os trabalhos tiveram a orientação da estilista Tereza Santos (TS Studio) e da instrutora do SENAI Modatec Paula Oliveira. Segundo o diretor da unidade, Jorge Peixoto, essa é uma oportunidade importante para os jovens talentos, uma primeira incursão em uma grande feira de negócios. “O Millennials To Go é uma proposta educativa que traz a oportunidade dos alunos colocarem em prática todo o conhecimento adquirido no curso de moda, desde o planejamento da coleção, escolha de insumos, modelagem, corte, costura e acabamento das peças. Esta integração entre alunos e indústria fortalece o aprendizado e prepara mão-de-obra de qualidade”, diz. 

ver todas noticias