PRIMAVERA - VERÃO 2019

Minas Trend - Primavera - Verão 2019

26 de Abril

Minas Trend no museu da moda em BH

O Museu da Moda de Belo Horizonte abre suas portas a um dos principais eventos relacionados à moda do país. Quatro mostras apresentadas na 22ª edição do Minas Trend foram repensadas para as dependências do museu.

As mostras promovem a moda como identidade da capital mineira, oferecendo ao público acesso ao potencial criativo da união de arte, moda, design e indústria, consolidando o potencial mineiro na arte de se representar no mundo da moda, como produtor, consumidor e exportador. “Receber estas importantes exposições amplia a capacidade de intercâmbio de nossa cidade, incrementa a troca de conhecimento, promove o turismo e a integração entre os profissionais, estudantes e artistas da moda, colocando em destaque a criatividade, reflexo da alta qualidade da moda e do talento de seus protagonistas como referência para o desenvolvimento das ações de pesquisa, preservação, memória e patrimônio”, afirma Marta Guerra, gestora do Mumo.

“Ao longo dos últimos 11 anos, o Minas Trend cumpriu sua missão de promover a moda mineira, gerando negócios e lançando tendências – e este é um trabalho do qual Minas Gerais, sua indústria e seus empresários muito se orgulham, por gerar riqueza para o estado e empregos de qualidade”, relata o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior.

Com o tema “Nosso Lugar somos Nós”, a 22ª edição do Minas Trend teve como referência inspiracional o cerrado mineiro e suas paisagens. “Fugimos dos estereótipos instantâneos da cultura local, buscando elementos com valor e conteúdos a serem explorados”, destaca Pedro Lázaro, diretor criativo da semana de moda mineira e também da mostra. Para ele, o Minas Trend vai muito além de um evento de moda, e o fato de ter uma exposição dedicada ao evento só reforça isso. “O Minas Trend produz um conteúdo riquíssimo, não só sobre tendência, mas também sobre a indústria da moda e toda a cadeia produtiva. Daí a sua importância também para que os atuais e futuros profissionais do setor tenham acesso a este conteúdo e a mostra oferece essa oportunidade”, comenta.

Para Jânio Gomes, presidente do SINDICALÇADOS, é uma grande oportunidade para o público em geral conhecer um pouco mais sobre o Minas Trend. “Muita gente não tem a oportunidade de ir ao Expominas visitar o Minas Trend. Mas agora, no coração de BH, todos podem ver de perto a excelência do evento”, analisa.

EXPOSIÇÕES EM CARTAZ 

Looks do Desfile de Abertura
O desfile coletivo de abertura do 22º Minas Trend trouxe para a passarela diversidade, beleza e tradições do sertão mineiro. A apresentação reuniu cerca de 60 looks, compostos por peças de marcas mineiras que participaram do Salão de Negócios do evento.

Desfile Sindijoias
Um grupo eclético que se juntou exclusivamente para esta apresentação com uma visão plural da relevante produção do setor. O desfile é uma celebração da identidade de cada um, ao mesmo tempo em que fortalece e promove a união de todos. O trabalho único de cada marca bem representa as mais importantes tendências da moda em bijuterias e folheados.

Espelho Virtual – SENAI Modatec

SENAI-MG, em parceria com o SENAI CETIQT e o SENAI Modatec, levou ao Minas Trend um “Espelho Virtual”, equipamento que faz parte da planta modelo de confecção 4.0, onde o cliente se vê dentro da roupa que deseja adquirir e tem a possibilidade de personalizá-la. O projeto marca a integração entre os espaços virtuais e físicos, ligando consumidor, produtos, máquinas, softwares, sistemas produtivos e a cadeia de suprimentos e distribuição. Nesse sistema, o cliente é o próprio designer. 

MW + Industrial + Moda
Destacar o trabalho e a visão particular de profissionais que alavancam a indústria de moda é o principal objetivo da exposição MW + INDUSTRIAL + MODA que conta com editoriais produzidos nas dependências de empresas reconhecidas pelo seu desempenho nos âmbitos ambiental, social e econômico. O resultado desse trabalho, composto por vídeos e fotografias, reforçam o conceito do tema “Nosso Lugar Somos Nós”, que traz como referência estética a relação afetiva dos mineiros com a natureza e a sua importância na indústria da moda do estado.

Plantas do Cerrado
Exposição de calçados e bolsas feitas pelos alunos no SENAI Modatec orientados por designers de marcas expositoras do Minas Trend. O tema escolhido para inspiração dos alunos foi ‘Plantas do Cerrado’ e o resultado mostra a simplicidade e, ao mesmo tempo, a riqueza das plantas da região por meio de detalhes em couro onde foram utilizadas novas tecnologias que permitiram descobertas de materiais e texturas.

A mostra "Exposições 22ª Minas Trend" é uma promoção é da 
Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Fundação Municipal de Cultura e da Belotur, em parceria com a FIEMG. 


SELO POSICIONA BELO HORIZONTE COMO CAPITAL DA MODA


Durante a cerimônia de abertura das exposições do 22º Minas Trend, realizado no dia 25/04, foi lançado o selo Belo Horizonte Capital da Moda.
O selo tem o objetivo de promover a cadeia produtiva da moda, que representa mais de 35 mil empregos formais no município, considerando apenas os setores do comércio e da indústria, sem contar com atividades de setores como artesanato, cultura, turismo e educação.  A ideia é desenvolver e promover o posicionamento da cidade, com ações que coloquem em sinergia os diferentes players do mercado e os agentes públicos municipais, entre eles, as secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Econômico, a Fundação Municipal de Cultura (FMC) e a Belotur.


Serviço

22º Minas Trend - Exposições
De 26 de abril a 10 de junho
Terça a sexta, das 9h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 14h
Museu da Moda de Belo Horizonte
Rua da Bahia, 1.149, Centro
Informações para o público: (31) 3277-9248
Assessoria de Comunicação | FMC - (31) 3277-4682 

ver todas noticias