OUTONO / INVERNO 2018

Ano Dez Outono - Inverno 2018

11 de Outubro

Mostra Paisagens Mineiras contou com a participação dos alunos do SENAI Modatec

Inspiradas no Vale do Jequitinhonha e na Bacia do Rio Doce, a exposição Paisagens Mineiras, coordenada por Pedro Lázaro e criada pelas grifes Natália Pessoa e Arte Sacra é um dos destaques na 21ª edição do Minas Trend, um dos principais salões de moda da América Latina, promovido pela FIEMG.  

A experiência foi dividida com os alunos do SENAI Modatec, que livremente recriaram sob orientação dos profissionais envolvidos, novas estratégias inovadoras para a inserção de seus possíveis produtos no mercado. A produção dos alunos também pode ser conferida no Expominas.
 

Os 23 jovens participantes são alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem industrial de moda do SENAI. “Estamos muito felizes com a repercussão da mostra. Para os alunos é passar do sonho à realidade. Essa é uma grande oportunidade de aproximação da escola com o mercado. O evento é uma grande vitrine para novos talentos”, diz o diretor do MODATEC, Jorge Peixoto.  

As peças traduzem a poesia, o rico artesanato e os aspectos do cotidiano das pessoas simples da região. Tons de laranja terra e o azul do final do dia prevalecem nas peças que estão rendendo elogios do público.  

Com esse cenário, situa Pedro Lázaro, se pode pensar a moda com  cultura local, porém com capacidade global de produção.  

A exposição Paisagens Mineiras - Vale do Rio Doce destaca os recursos hídricos com vestidos ricamente bordados pela grife Arte Sacra. A ideia é transmitir, além do orgulho pela região, a importância da sustentabilidade para as futuras gerações, lembrando que em março a FIEMG vai participar do 8º Fórum Mundial da Água. “Precisamos pensar localmente para possibilitar uma abrangência mundial. Buscamos voltar o evento para Minas no sentido de pensar na nossa cultura tão rica. A ideia é buscar as estruturas inspiradoras dentro das nossas histórias e nossas questões. A partir daí a moda tem a capacidade de transcender”, diz.
 

Com as coleções capsulas prontas, uma equipe de fotografia e vídeo partiu para o Vale do Jequitinhonha. A fotografia é de Luiza Ananias, o vídeo de Carlos Queiroz e a modelo Ari Westphal.  “A escolha da modelo não poderia ser melhor. Ari começou sua carreira aqui no Minas Trend e hoje é muito requisitada internacionalmente. Ela é muito grata ao Minas Trend”, conta.  

Pedro Lárazo também destacou o trabalho com os alunos do SENAI MODATEC. “Eu adoro trabalhar com os alunos do SENAI. Nesse projeto tivemos a chance de ampliar os conhecimentos do entendimento da inserção de produtos no mercado. Hoje, as pessoas querem, sobretudo, consumir valores e conteúdos, aumentando seu universo de descobertas. É preciso contar nossa história para alcançarmos mercados. O desenvolvimento da indústria da moda passa por esse conceito”, diz.   O resultado do trabalho está em livros produzidos pelos alunos. “A pesquisa rendeu cadernos incríveis pensados coletivamente. Isso na moda é muito importante”, diz. 

As fotos do projeto foram feitas com colaboração do Instituto estadual de Florestas (IEF) e do Parque estadual do Rio do Doce. 

ver todas noticias